Produção com enfoque social

Rodrigo Brasil - Especial para o Anexo

Apenas em 1949, 18 anos depois de "Cântaro de Ternura", Maura publicou seu segundo livro de poesia, "Poemas do Meio Dia". A partir de "Círculo Sexto", de 1959, sua poesia gradativamente volta-se para temas sociais, em consonância com sua fase comunista, que abandonou depois. "País de Rosamor", de 1962, embora bastante politizado, foi muito bem recebido pela crítica, merecendo elogios inclusive de Carlos Drummond de Andrade. "País de Rosamor: que nome mais belo para um país, e que país mais belo do que esse? Por sua poesia, fui transportado até ele, e nele encontrei sua presença amiga, (...) capaz de criar um mundo mais delicado no mundo em que vivemos", diz o poeta.

"No momento atual, em que se apregoa tanto uma poesia socialista, Maura consegue o máximo neste sentido, cantando o amor e o entendimento dos reinos entre si, pregando uma integração com a natureza, um regresso do homem ao chão, ao que lhe é dado abranger e desfrutar", diz Walmir Ayala, em 31/07/62, para o Folhetim do "Jornal do Comércio".

Em 1978, lança "A Dríade e os Dardos", uma coletânea de seus poemas. "Poemas-Estórias", de 1984, seu último livro inédito de poesia, traz 11 poemas de caráter narrativo que mantêm intacta sua força lírica. Lendo seus versos, Drummond disse: "Que gravidade e pureza! Sente-se que eles vieram de raízes profundas, trazendo o sal da terra e da experiência".

Com a morte de seu companheiro Almeida Cousin, em 1991, Maura ficou totalmente desestruturada. Morreu nove meses depois, no dia 21 de janeiro de 1992, aos 88 anos. Na ocasião, a ACL apressou-se em solicitar à irmã Zaura Dupont que remetesse os originais do livro inédito, "Andarilha da Madrugada", para ser editado. Porém a irmã informou que Maura tinha destruído os originais: "Quando eu lhe perguntei por que o fizera, respondeu: Este livro era todo dedicado ao Cousin. Ele não está mais aqui, não quero mais imprimi-lo". (RB)



Fonte: Jornal A Notícia - Anexo - http://www1.an.com.br/2003/jul/20/0ane.htm

Nenhum comentário: